Mercado de trabalho: O inglês é mais importante do que nunca
- Categorias Business English
- Data julho 8, 2019
- Tags
Quem está procurando um emprego já sabe que cada vez mais uma segunda língua faz parte dos requisitos básicos exigidos dos candidatos. De acordo com dados de pesquisas, o inglês aparece como o idioma mais exigido nas empresas, com mais de 90%, seguido do espanhol com quase 50%.
Mas pouco vale saber apenas o inglês do dia a dia, que muitas vezes é suficiente para viajar. É necessário que as palavras e expressões conhecidas estejam relacionadas à sua profissão. Ainda assim, milhares de Pinóquios pelo Brasil mentem no CV ao dizerem que falam o idioma fluentemente. A Catho, maior site brasileiro de classificados de empregos, mostra que menos de 3% pode dizer que tem fluência verbal nessa língua.
Para os despreparados, a má notícia é que, apesar de sempre ter existido, o jeitinho brasileiro está com os dias contados para quem busca uma colocação em uma multinacional, porque o processo de recrutamento tem sido cada vez menos flexível. A exigência das habilidades de conversação não é mais só para cargos de gerência, mas também para estagiários e outras funções iniciais. Afinal, as empresas não podem se dar ao luxo de ter colaboradores que não se expressam em outra língua – ainda mais em tempos de equipes enxutas e eficientes.
Raphael Falcão, diretor da Hays, empresa de recrutamento e seleção especializada em vagas de média e alta gerência no Brasil, diz em entrevista para a Revista Exame, que o melhor custo benefício para o profissional, com certeza é falar inglês. Falcão não estimula a fazer um MBA se a pessoa ainda não tem uma proficiência no segundo idioma. A língua inglesa, de acordo com ele, é de longe o maior diferencial. Leia a matéria na íntegra clicando aqui.
Se você está ciente dos prejuízos que a falta de fluência em um segundo idioma pode provocar na sua carreira e quer tornar seu currículo mais competitivo, aqui vai uma valiosa recomendação: corra atrás do prejuízo e invista em um bom curso de inglês. Seja persistente, comprometa-se em realmente estudar, pois aprender a ser fluente em uma segunda língua requer dedicação e comprometimento. Outra dica que poderá ser útil é ler este post que fala sobre O que as empresas buscam em um profissional?
See you!
Você também pode gostar
Top 15 termos jurídicos em inglês
14 dezembro, 2020
Banking terms: 10 termos bancários em inglês
9 novembro, 2020
Networking – uma forma de impulsionar sua carreira
7 outubro, 2019