7 razões para amar inglês
- Categorias Inglês
- Data novembro 4, 2019
- Tags Dica de Inglês
Sou professora de inglês há bastante tempo e já ouvi muitos alunos dizendo: “Inglês é muito difícil!” É verdade que o inglês tem várias exceções e variações de pronúncia, mas eu diria que, no geral, a língua inglesa é bem mais fácil e que nós falantes de português, deveríamos amar esse idioma.
Nesse post, vou lhe mostrar 7 coisas que faria um inimigo assumido da gramática (e ortografia) amar o idioma falado na terra do Tio Sam.
1 - Em inglês quase nenhuma palavra é acentuada:
Isso mesmo! Sem regras de acentuação, nada de ficar aprendendo o que é uma ‘proparoxítona’ (palavra que é difícil até de pronunciar). E como isso não fosse o suficiente, no inglês não há cedilha, nem crase!
2 - Conjugar os verbos é muito fácil:
“Eu posso, tu podes, ele pode, nós podemos, vós podeis… o que é vós mesmo?”
Além de termos que saber conjugar os verbos com pronomes conforme usamos no dia a dia, o verbo varia em cada tempo verbal e sujeito. Agora veja como conjugamos o mesmo verbo em inglês: I can, you can, he can, she can, we can, they can… todo mundo can!
E é assim com todos os verbos chamados ‘modais’ no tempo presente da língua inglesa. Nos demais verbos a terminação varia apenas na terceira pessoa do singular. Já quando o tempo é o passado, muda a ortografia, mas usamos a mesma palavra com qualquer pronome.
3 - Um artigo definido, só:
O carro, os carros, a menina, as meninas – The car, the cars, the girl, the girls. É simples assim! Em inglês não há diferentes artigos para variantes de número e gênero dos substantivos. Já economizamos nas palavras aí, não é mesmo?
4 - Adjetivos nunca mudam:
Em português, o gênero dos adjetivos concordam com o substantivo. Isso parece normal para nós, mas assista ao vídeo abaixo e veja que problemão os ‘gringos’ enfrentam quando tentam falar nossa língua:
Substantivos em inglês não têm gênero e os adjetivos nunca mudam de forma, mesmo no plural. Por exemplo: awesome party, awesome friends, awesome food.
5 - Problemão é big problem:
Em inglês, as palavras não têm aumentativo ou diminutivo, basta colocar o adjetivo big ou little junto do substantivo. Assim:
Big problem – problemão
Little problem – probleminha
Big brother – irmãozão (irmão mais velho)
Little brother – irmãozinho (irmão mais novo)
6 - É fácil ampliar o vocabulário:
Ampliar o vocabulário em inglês é fácil, uma vez que você aprende mais sobre sufixos e prefixos. Um exemplo são as palavras que designam os membros da família:
Father – pai
Mother – mãe
Son – filho
Daughter – filha
Uma vez que adicionamos o prefixo grand- estamos nos referindo a relação avós e netos: grandfather, grandmother, grandson, granddaughter. O mesmo acontece com esses parentescos: godfather (padrinho), father-in-law (sogro), step-father (padrasto).
7 - Inglês faz mais sentido:
Você já parou pra pensar o que é ‘aniversário’? Ani? Aniver? Sário? Qual a raiz dessa palavra? Agora pense na mesma palavra em inglês: birthday. Birth significa nascimento e day, dia, ou seja, dia do nascimento. Faz todo sentido! Assim existem outras palavras que fazem muito sentido em inglês e em português nem tanto:
Necklace – neck (pescoço), lace (laço) – tradução: colar;
Watermelon – water (água), melon – tradução: melancia;
Ice-cream – ice (gelo), cream (creme) – em português: sorvete;
Newspaper – news (notícia), paper (papel) – aqui dizemos jornal;
Waterfall – water (água), fall (queda) – tradução: cachoeira;
Viu como inglês é mais fácil do que parece? Comente e diga qual dos idiomas você acha mais fácil (ou difícil) de aprender.
See you!
Tag:Dica de Inglês
Você também pode gostar
Measurements?! (Pesos e medidas)
8 julho, 2024
Inglês no hotel: 5 termos que você ainda não conhecia
17 junho, 2024
OUGH: 4 letras, 9 pronúncias diferentes
1 abril, 2024