É tão novinho…será que criança aprende?
- Categorias Para pais
- Data abril 15, 2024
- Tags Aprender inglês, Inglês para crianças
Sou professora de língua inglesa há vários anos e minha experiência com crianças pequenas também não é recente. Quando comecei a lecionar nas escolas de educação infantil, para crianças de 1 e 2 anos de idade, as pessoas começaram a me olhar com cara de espanto e dizerem: “Mas eles aprendem alguma coisa assim, tão novinhos?”
A resposta é sim. Quando criança, a facilidade para assimilar o conteúdo estrangeiro é muito maior, pois esse é o estágio crítico de desenvolvimento que ocorre nos primeiros anos de vida das crianças, no qual o cérebro está altamente receptivo a novos estímulos linguísticos e é capaz de absorver e reproduzir uma ampla gama de sons com precisão.
Nessa fase, dizemos que há uma maior plasticidade cerebral, que é a capacidade do cérebro de se adaptar e se reorganizar em resposta a estímulos externos e internos, e ela desempenha um papel crucial na aquisição de linguagem. Assim, a exposição a diferentes idiomas durante essa fase pode ter um impacto significativo na capacidade das crianças de adquirir habilidades linguísticas com sucesso. Ela, por exemplo, desenvolve uma pronúncia mais próxima à de um falante nativo, pois seu aparelho fonético ainda está flexível o suficiente para reproduzir os sons com precisão.
Quando ainda não estão alfabetizados, os pequenos aprendem por repetição e uso da linguagem. Cada aula possui uma rotina estruturada que oferece inúmeras oportunidades para as crianças praticarem suas habilidades linguísticas e de argumentação. Durante as atividades planejadas, elas são incentivadas a se expressar, fazer perguntas, compartilhar ideias e discutir conceitos em inglês, o que contribui para o desenvolvimento de sua linguagem e capacidade de argumentação.
Quando digo rotina, quero dizer:
1º- Cantar a música do hello. Existem várias versões e eu opto por inovar a cada ano. Quando entro na sala e digo: Let’s make a circle? E os pequenos já se posicionam, pois sabem que irão cantar e dançar.
2º- Eu digo: Sit down. Nessa hora todos sentam e aguardam para saber o que irão aprender naquela aula. Então é feita a apresentação do novo vocabulário. Flashcards (figuras), vídeos, livros, objetos ou brinquedos, dependendo do assunto.
3º- O próximo passo é uma atividade de fixação. Dependendo do conteúdo, essa atividade pode ser um desenho para colorir e falar sobre o que está pintando (colors, animals, etc.), ou uma brincadeira envolvendo o vocabulário aprendido.
4º- Cantar e dançar a música do goodbye. E então todos sabem que a aula acabou.
Ao estabelecer uma rotina previsível, as crianças desenvolvem um senso de autonomia e controle sobre seu ambiente. Elas aprendem a antecipar as atividades e eventos que ocorrerão durante a aula, o que as ajuda a se sentirem mais seguras e confiantes em suas habilidades. Elas sabem o que esperar durante a aula, o que reduz a ansiedade e o estresse, permitindo que se concentrem mais plenamente no processo de aprendizagem.
O vídeo abaixo mostra um pouco de como são as aulas na Skylimit idiomas. Confira!
Me surpreendo com o progresso incrível que vejo em cada aula de inglês com as crianças! Cada momento é uma descoberta emocionante e é gratificante ver as crianças aprendendo tão naturalmente.
Recebo com alegria os relatos dos pais e mães contando que eles agora cantam a música do “hello” com entusiasmo ou que reconhecem todas as cores em inglês! Esses momentos são verdadeiramente impagáveis e reforçam o quanto cada esforço vale a pena.
Portanto, eu digo com toda a certeza: sim, mesmo tão jovens, as crianças são capazes de aprender muito mais do que imaginamos! Então, incentivem seus filhos a estudar inglês e, se desejarem algumas dicas extras, estou aqui para ajudar.
Leia também este post aqui.
See you!
Você também pode gostar
Estágios de desenvolvimento cognitivo infantil
4 setembro, 2023
Diferentes metodologias de ensino para crianças
17 julho, 2023