7 Dicas para aprender idiomas
- Categorias Aprender
- Data julho 26, 2016
- Tags Aprender idiomas
As pessoas quando buscam um curso de idiomas, às vezes, não têm muita noção de como realmente funciona o processo de aprendizagem de uma língua e não entendem direito porque têm certas dificuldades.
Por isso, siga a leitura e veja algumas dicas que irão facilitar sua vida ao estudar.
1. Veja o idioma dentro de um contexto cultural
Tenha cuidado para não perder tempo com as decorebas. Os idiomas não podem ser tratados como códigos. Se assim fosse, bastaria decorar o dicionário para sair falando outra língua. Encare o idioma estrangeiro como um universo novo, no qual você entra e, aos poucos, vai descobrindo suas características, identificando diferenças e semelhanças com o seu mundo, ou seja, a sua língua materna.
2. Deixe a timidez de lado
Um dos maiores obstáculos para quem deseja falar outra língua é a timidez. É natural não se sentir à vontade para começar a esboçar um diálogo em outro idioma, pois sabemos que no começo os erros são inevitáveis. Porém, é preciso lembrar que os erros são também necessários. Não se esqueça de que é assim que todo mundo aprende. Não tenha medo de errar e não perca a oportunidade de colocar em prática o que aprendeu, mesmo que seja aos poucos.

3. Faça anotações
Ao estudar uma nova língua, é importante fazer anotações. Estas irão ajudá-lo a reter as informações. De tempo em tempo, revise aquele conteúdo para relembrar o vocabulário e expressões.
4. Esteja disposto mentalmente e fisicamente
A tendência é aprender mais rápido e mais facilmente quando estiver sentindo-se bem. Descansar o suficiente, manter uma rotina de exercícios físicos, tomar bastante água, limitar ou eliminar o consumo de álcool são algumas dicas importantes que poderão auxiliar e encurtar o processo de aprendizagem de um idioma.
5. Peça ajuda aos seus professores
Os professores são fundamentais no processo da sua aprendizagem. Aprender pode ser um processo social, e como tal, é imprescindível buscar ajuda dos especialistas. O professor apontará os erros cometidos e reconhecerá o seu esforço. Isso faz o processo de compreensão ser mais eficiente e encurtará a curva de aprendizagem.
6. Divida as tarefas e programe um horário para estudar
Com base diária, semanal ou mensal, determine atividades relacionadas ao idioma de seu interesse, como por exemplo: ouça um conteúdo para treinar o entendimento, faça um exercício de gramática, assista a uma videoaula ou releia o conteúdo e pratique em voz alta. Muitas vezes, quando as pessoas executam uma nova tarefa ou leem um conteúdo de um livro, apenas o fazem uma vez. Para realmente reter novas informações, é necessário rever o novo vocabulário múltiplas vezes.

7. Estude! Estude! Estude!
‘A prática leva à perfeição’. Reserve um tempo para revisar uma matéria complexa, permita que a mente aprenda. Com o tempo, você terá a capacidade de dominar o novo idioma, reduzindo o tempo exigido para a realização de seus objetivos.
Quer dar um salto no seu aprendizado de inglês, espanhol, alemão ou qualquer outro idioma? Tenha em mente estas dicas básicas para não perder o foco e otimizar os seus estudos.
Gostou destas dicas? Comente.

Tag:Aprender idiomas
Você também pode gostar

Quer aprender idiomas depois de adulto? Leia este post.
21 março, 2022

O grande segredo dos poliglotas
31 janeiro, 2022