Estágios de desenvolvimento cognitivo infantil
O desenvolvimento infantil refere-se aos avanços que a criança tem conforme a idade dela, incluindo as habilidades motoras, sociais, cognitivas e emocionais. Para explicar essas fases existe a teoria do desenvolvimento cognitivo, de Jean Piaget. Segundo o psicólogo suíço, o aprendizado se dá pela interação, por estímulos e a capacidade intelectual que a criança tem de se adaptar ao meio, levando em consideração a idade já que cada estágio se comporta de uma forma diferente.
Mas, afinal quais são esses estágios do desenvolvimento infantil? Segue abaixo a leitura da explicação de cada uma delas.
Estágio sensório-motor (ou Sensorimotor Stage):
Do nascimento até os dois anos de idade, as crianças aprendem sobre o meio onde estão inseridas através da interação e toque. Cantar, dançar e ouvir música ajuda os pequenos a expressar seus sentimentos e a serem criativos. Além disso, é nesse estágio onde aprendem a andar, descobrem os sabores e falam as primeiras palavras.
Pré-operatório (ou Preoperational Stage):
Inicia a partir dos dois anos e continua até aos sete anos de idade e é onde nasce o “faz de conta” e o uso da imaginação, além da famosa fase dos “porquês”. Nessa fase é interessante contar histórias e ler juntos com eles, a fim de incentivar a criatividade, afinal, já conseguem imaginar os cenários.
Operatório completo (ou Concrete Operational Stage):
O período operatório completo se estende dos 7 até aos 11 anos, onde a criança desenvolve empatia pelos outros, assim como já entende o conceito de certo e errado. Também consegue achar soluções para os problemas que encontra.
Operatório formal (ou Formal Operational Stage):
A última fase do desenvolvimento infantil começa a partir dos 11 anos. Assim, passam a pensar parecido com um adulto, desenvolvendo pensamento crítico, fazendo deduções e hipóteses. Passam a querer se posicionar diante de assuntos e do mundo, trabalhando de uma forma mais independente e buscando autonomia.
Se você gostou de ler sobre a teoria de Piaget, que tal assistir um vídeo que fala mais sobre este assunto. O conteúdo está todo em inglês, mas é possível habilitar as legendas automáticas.
Fun fact: você sabe por que as crianças têm facilidade em aprender mais de uma língua? Cientistas britânicos e americanos descobriram a explicação dessa dúvida. Segundo a pesquisa realizada por cientistas do King’s College em Londres e da Brown University em Rhode Island, descobriu-se que entre dois a quatro anos existe uma janela crítica de formação no cérebro. Isso é, a produção de mielina – substância responsável por aumentar a velocidade de condução do impulso nervoso – só é fixada a partir dos quatro anos, ou seja, é nesse período que o cérebro é mais “moldável”, podendo aperfeiçoar a linguagem, por exemplo.
Caso você tenha filho e esteja com dúvidas quanto ao aprendizado do pequeno e se valerá ou não o investimento no curso de idiomas, espero que essa curiosidade tenha respondido seu questionamento.
Aqui na Skylimit Idiomas os pequenos, a partir dos quatro anos de idade, já podem começar a fazer aulas de inglês. Clique aqui para conhecer mais sobre o curso e matricule seu filho hoje mesmo.
Você também irá gostar de ler este post: Diferentes metodologias de ensino.
See you soon!
Tag:Aprender