Aprender um idioma dormindo. Será?
- Categorias Aprender
- Data março 6, 2023
- Tags Aprender idiomas
O dia tem 24h e, em mais ou menos um terço deste tempo, as pessoas estão dormindo. Seria muito legal se fosse possível aproveitar esse tempo para fazer algo, como desenvolver o aprendizado de algo novo, como um outro idioma. Mas não sou só eu que penso isso, muitos já sonharam fazer algo assim, por isso, já foram feitas muitas pesquisas sobre o sono e sua relação com o aprendizado.
O estudo mais famoso rendeu uma matéria na Revista Superinteressante em 2010. Neurologistas alemães afirmaram que é possível aprender palavras de outro idioma dormindo, pois os resultados do estudo mostraram que informações recebidas durante o sono podem influenciar a memorização de novas informações. Mas essa não foi a primeira vez, estudiosos vêm fazendo experimentos desde 1914.
"tofer" significa “haus”
Resultados de novas pesquisas foram publicados em 2017 no jornal Nature Communications. Segundo a reportagem, participantes do estudo ouviram palavras inventadas (por exemplo “tofer” e “guga”) e seus supostos significados na língua alemã – chave e elefante. Depois, quando acordados, os pesquisadores perguntaram aos participantes qual das palavras inventadas representava algo grande e qual representava algo pequeno. Por fim, os voluntários conseguiram associar a palavra “chave” com “tofer” e “elefante” com “guga”, apesar de tê-las ouvido quando estavam dormindo profundamente.
Não há relatos de pessoas que conseguiram absorver informações complexas ou aprender uma língua apenas ouvindo áudios dormindo, mesmo assim é possível ver nas plataformas de vídeo inúmeros conteúdos que prometem ensinar inglês e enquanto você dorme. Veja alguns exemplos:
Contudo, a única coisa que podemos levar em consideração é que, sim, o sono interfere no funcionamento do cérebro e voluntariamente. Mesmo assim, as descobertas feitas até então dão esperança aos cientistas para continuar analisando os efeitos benéficos do sono para quem está estudando outro idioma.
Os experts continuam a estudar o quanto o sono influencia na memória no aprendizado, mas já não há mais dúvida que bons hábitos de sono são essenciais para corpo e cérebro. Há quem diga que se pressionamos o cérebro adormecido para a aquisição de novas informações, podemos até estar atrapalhando as funções que ele já está desempenhando, como descansar, recarregar ou consolidar todas as informações que recebemos durante o dia. Por isso, não dormir bem, ou o suficiente, fará com que você se sinta cansado, sem energia e tenha dificuldade de lembrar das coisas durante o dia, tenho mau desempenho, principalmente nos estudos.
Aprender inglês dormindo já foi tema de um episódio de podcast da Skylimit, por isso, se deseja saber mais sobre esse assunto polêmico, aqui está o link para ouvir no Spotify: Tá achando que é Bela Adormecida? Desmistificando o “aprender inglês dormindo”.
Diga nos comentários o que achou deste conteúdo.
See you!
Tag:Aprender idiomas